Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais – COGECOM

O Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais foi criado em 2016, e tem como principal objetivo assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES na área de Comunicação das IFES.

Além disso, pretende:

·         desenvolver junto à ANDIFES políticas nacionais de comunicação social, visando à construção conjunta de ações entre as Universidades Federais;

·         propor à ANDIFES as diretrizes e o plano anual de metas do CGCUF;

·         propor políticas de cooperação entre as instituições envolvidas, com vistas à transformação do modelo de comunicação universitária;

·         estudar e propor soluções relacionadas às áreas de jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing e organização de eventos, a fim de divulgar as ações de ciência e tecnologia realizadas pelas Universidades;

·         propor a realização de eventos e atividades ligados às políticas de comunicação das Universidades;

·         promover capacitações regulares dos profissionais dos setores de Comunicação Social das Universidades;

·         Articular a interação dos setores de comunicação das universidades com o intuito de trocar experiências bem-sucedidas, a serem implementadas nas instituições interessadas;

·         criar, manter e consolidar um banco de dados atualizado com informações encaminhadas pelas Coordenações Regionais;

·         contribuir para a valorização da comunicação pública no ambiente das Universidades com ênfase em princípios como transparência, o diálogo com a sociedade e o interesse público;

·         propor e organizar ações de divulgação científica, aumentando a visibilidade midiática das instituições federais;

·         encaminhar à ANDIFES as propostas aprovadas pelo plenário do CGCUF, inclusive plano de metas sobre comunicação;

·         organizar reuniões regulares com os gestores e profissionais de comunicação das Universidades Federais em diferentes regiões do país a fim de identificar as especificidades e necessidades de cada uma.